sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Turbinando sua sessão de Brainstorming

O Brainstorming é uma reunião para discutir algo que está ocorrendo dentro do ambiente empresarial, seja a resolução de um problema, seja a melhoria de um processo ou qualquer outro motivo que seja. Mas para que o brainstorming seja eficiente é preciso ter pessoas motivadas para propor soluções eficientes para o que está sendo discutido e algumas vezes com o passar do tempo essas sessões tornam-se monótonas e acabam não tendo mais a mesma eficiência. Aqui vão algumas dicas de como melhorar o Brainstorming da sua empresa.


  • Planejamento: é necessário para gerenciar os potenciais conflitos que podem vir a aparecer, e para tentar manter o clima agradável e a energia elevada para as sessões.
  • Diversidade: algumas vezes começam a surgir sempre as mesmas idéias, isso pode ser porque participam sempre as mesmas pessoas. Convide pessoas diferentes, mesmo que nada tenham a ver com o processo, podem surgir idéias excelentes mesmo de quem não está ligado ao processo.
  • Mude o cenário: Ao invés de fazer as reuniões todos os dias na sala de reuniões, mede e faça em lugares diferentes como no pátio da empresa, ou no refeitório, sirva café para animar os participantes, seja criativo e estimule essas reuniões a ficarem sempre alegres e com bastante energia.
  • Esqueça os padrões: Deixe de lado as reuniões padronizadas e faça diferente para sair um pouco da rotina, isso estimula as participante a terem mais liberdade para falar e se sentirem eles mesmo.
  • Inovação: Busque novas técnicas de geração de idéias, busque na internet e na literatura, seja criativo sempre!
  • Estimule novas idéias: Busque sempre conhecimento a mais, tenha bagagem e faça com que sua equipe tenha bagagem também, mostre imagens e vídeos do passado do presente e como deveria ficar o futuro, isso ajuda a buscar idéias dentro de cada um.
  • Progredir sempre: Não se contente com o sulficiente, incentive novas idéias, faça o grupo progredir, inove para poder dar fôlego ao seus brainstorming.
  • Questione tudo e acredite em você: Questione o processo que já existe, pergunte "E se nós mudassemos isso?", isso pode desenvolver novas idéias e melhorar o processo. Se o seu questionamento ou o questionamento do seu grupo fez aparecer uma nova faísca, acredite em você e na nova ideia e faça essa faísca virar fogo.
  • Enxergue de maneiras diferentes: Tente olhar o problema de vários ângulos, pense como um operador, como um supervisor, como cliente interno, e por ai em diante. Seja curioso e desenvolva a habilidade de olhar sempre de vários pontos de vista, isso pode ajudar até a previnir problemas futuros.
  • Dispense o chefe: Algumas vezes a presença da chefia pode fazer com que os participante fiquem acanhados, diminuindo sua participação no grupo, então algumas vezes "dispense" o chefe para ter uma reunião mais leve e tranquila.
  • A seleção das idéias: Ela deve ser realizada com sabedoria, em grupo e deve ser conduzida da mesma forma que o brainstorming, de maneira tranquila para não parecer que está menosprezando a ideia de ninguém.

O planejamento e a criatividade levam a uma geração de idéias mais leve, com mais energia e muito mais eficiente, a monotonia e a pressão atrapalham e desestimulam a geração de idéias.
Referencia
CRUZ, André. 12 dicas para turbinar uma sessão de Brainstorming. 2012. Disponível em: <http://www.professoresdosucesso.com.br/12-dicas-para-turbinar-uma-sessao-de-brainstorming.html>. Acesso em 08/11/2013 as 16:58.

Nenhum comentário:

Postar um comentário