sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Cartas de Controle parte 1

Cartas de Controle
Devido a extensão do tema Carta de Controle, este artigo será dividido em quatro partes.
Cartas de Controle ou Gráficos de Controle como são conhecidos, são ferramentas que auxiliam a manutenção e ou melhoria do processo, informando constantemente a variabilidade do processo e podendo detectar e caracterizar possíveis causas de instabilidade do processo.
Segundo Montgomery, 2003 “É impraticável inspecionar qualidade em um produto; o produto tem de ser construído corretamente já na primeira vez. O processo de fabricação tem, por conseguinte, de ser estável ou capaz de ser repetido e capaz de operar com pouca variabilidade ao redor do alvo ou dimensão nominal.” ou seja, o processo precisa ser estável para que se tenha todos os produtos de primeira qualidade, então precisamos manter o processo em dia ao invés de focar nas peças pois um processo estável produz peças de qualidade elevada sempre.
O Gráfico de Controle mede a instabilidade do processo, e se este estiver sob controle, ou seja, apenas com sua variabilidade natural ou “ruído de fundo” este está sob controle e todos os pontos do gráfico estão variando dentro dos limites da carta. Esta ferramenta obrigatoriamente deve ser controlada em tempo real, pois diferente do Histograma, que depende de grupos de dados para se formar, o Gráfico de Controle avalia ponto a ponto, ou dado a dado que é lançado no mesmo e quando um dado cai fora dos limites do gráfico, este deve ser avaliado o quanto antes pois, pode ser um lote de matéria prima de baixa qualidade e que deve ser avaliado na hora, pois se os dados forem lançado somente no outro dia não se pode saber se foi a matéria prima, o operador, um pico de energia ou outro fator qualquer.
O pontos da carta de controle deve se comportar de forma aleatória em torno da linha central da carta, se os pontos da carta apresentarem algum tipo de comportamento sistemático ou não aleatório, mesmo que os pontos estejam dentro dos limites da carta, deve-se verificar o processo pois este pode estar começando a apresentar certa tendência que possivelmente levará a problemas futuros, por exemplo, se 10 dos últimos 12 dados estiverem do mesmo lado da linha central, isso pode representar uma falta de calibração do equipamento, ou uma necessidade de ajuste em algum ponto do processo, daí a importância do Fluxograma de Processo falado anteriormente, pois geralmente pode se ter uma idéia de onde vem o problema partindo do Fluxograma.
Um gráfico de controle deve conter as seguintes linhas:
  • LC: Linha Central;
  • LSC: Limite Superior de Controle
  • LIC: Limite Inferior de Controle
  • LSA: Limite superior de alerta
  • LIA: Limite inferior de alerta
O gráfico mostra também a linha valor teórico, essa linha está ai somente de maneira ilustrativa pois um gráfico somente utiliza a linha central que pode ser um valor teórico ou uma média de valores do processo. Repare também que existe um ponto fora dos limites de controle, esse ponto indica que em algum ponto do processo algo deu errado e deve ser investigado para ver se trata-se de um erro externo ou se é um problema no processo. Geralmente quando é um erro externo como falha do operador, queda de energia ou outro fator qualquer a anomalia é tratada como qualquer outra porém, não se tem muito o que fazer  em função do problema ser algo que muitas vezes está fora do nosso controle, agora se esse ponto representasse uma variação do processo, ai o problema deve ser investigado para encontrarmos a raiz do problema.
A primeira carta de controle foi proposta por Walter A. Shewhart, o gráfico utilizava apenas um Limite Superior Controle e um Limite Inferior de Controle, com a linha central sendo o média doa valores encontrados. Essa carta é utilizada até hoje e é conhecida como Gráfico de Controle de Shewhart.
Existem diversas razões para a grande popularidade das Cartas de Controle, e algumas delas são:

  • As cartas de controle são uma melhoria comprovada para melhoria da produtividade;
  • As cartas são efetivas na prevenção de defeitos;
  • As cartas previnem ajustes desnecessários nos equipamentos;
  • As cartas fornecem informação sobre diagnóstico;
  • As cartas fornecem informações sobre a capacidade do processo;


Continua na postagem da próxima semana.

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