Ciclo PDCA
O PDCA
– ciclo de melhoria continua de um processo – conhecido no mundo inteiro como
“Ciclo Deming”, foi levado por Deming para o Japão na década de 50, ocasião em
que se difundiu largamente.
E um
método de gestão que propõe abordagem organizada para a solução de problemas ou
acompanhamento de um processo. Através desse método a melhoria se da
continuamente, ou seja, a melhoria é continua.
O
objetivo e orientar de forma simples e segura as etapas de preparação e
execução de atividades pre-determinadas, para atingir o sucesso no aprimoramento
ou implantação de um processo qualquer.
Cada termo do ciclo PDCA vem do
inglês Plan (planejar), Do
(fazer), Check (checar) e Act (agir), onde cada parte do ciclo
compreende determinadas ações que vão a cada novo ciclo melhorando o processo.
Figura 1: Ciclo PDCA
Cada termo do ciclo PDCA compete
determinadas ações individuais que quando são executadas de maneira organizada
e eficiente podem gerar grandes melhorias no processo.
Plan
(Planejar)
- Aqui devemos identificar
o problema, definir exatamente o que será melhorado, que benefícios a
resolução desse problema irá trazer para a empresa, quanto a empresa irá
deixar de gastar ou ainda lucrar com isso.
- Devemos analisar
o problema para sabermos se é viável a solução desse problema, se o
quanto será gasto tentando consertar determinado equipamento compensa ou
se vale a pena adquirir um novo. Deve-se utilizar ferramentas como 5W2H, Históricos de dados, Gráficos de
Controle, Diagramas de
Correlação, entre outras ferramentas Gerenciais da Qualidade.
- Deve-se em seguida realizar uma Análise do Processo para descobrir o que está acontecendo
dentro do seu processo, o por que? Aqui o Diagrama de Ishikawa e o 5W2H são extremamente
importantes . Um Diagrama de Pareto pode ajudar a
determinar os mais importantes.
- Devemos agora Elaborar
um Plano de Ação para determinar como o problema será minimizado ou
eliminado. Aqui é um bom lugar para prever se algum problema pode vir a
aparecer ao atacar o problema selecionado.
Do
(Fazer)
Essa é a etapa mais longa do ciclo
pois demanda muito tempo para executar o plano de ação de deve conter
obrigatoriamente três passos:
- Treinar todo o
pessoal envolvido, tanto no projeto de melhoria quanto no processo a ser
melhorado.
- Deve-se executar as melhorias do processo que foram
colocadas no plano de ação, ou seja, executar
o que foi planejado de maneira sucinta e rápida, ou da maneira mais
rápida que for possível. Pois dessa forma o que foi treinado com o pessoal
não será esquecido e será colocado em prática o mais rápido possível.
- Deve-se controlar o processo, medir as
características do mesmo após as melhorias, essa coleta deve ser bastante
completa e objetiva para que na próxima etapa do ciclo PDCA possamos
comparar com as metas que foram estipuladas no início do projeto. Para
isso um bom planejamento para que a Folha de Verificação fique bem feita é
essencial.
Check
(Checar)
Essa é a etapa onde iremos
comparar o que foi planejado da etapa Plan
e o que foi realizado na etapa Do. Devemos
refazer alguns indicadores como o Diagrama de Pareto, o Histograma e/ou a Carta
de Controle. Devemos analisar criticamente cada ponto dos gráficos baseado no
que foi planejado para podermos saber onde atingimos a meta e onde deixamos a
desejar.
Act
(Agir)
Aqui devemos fazer a analise crítica
de todo o ciclo até aqui e determinar o que deu certo e o que deu errado.
- Ao revisarmos o que deu errado, devemos ser realistas e mostrar para todo o grupo
que algo saiu errado, porém, sem apontar culpados. Nesse caso devemos rodar novamente o ciclo e encontrar uma nova
ação que bloqueie a causa.
- Caso o problema tenha sido resolvido, a ação tomada deve ser padronizada para que o
problema resolvido não volte a acontecer. E após a concluso do ciclo um
novo problema deve ser atacado.
Erros
freqüentes
- Fazer sem planejar;
- Definir metas e não definir métodos para atingi-las;
- Definir metas e métodos e não treinar o pessoal
envolvido;
- Esperar o próximo fazer ou começar;
- Fazer e não verificar;
- Fazer, verificar e não padronizar;
- Parar o ciclo com a solução do problema e não rodar
novamente para melhorar o processo;
- Não definir meios de avaliar o processo na fase de
planejamento.
Deve-se lembrar que essa ferramenta
pode ser utilizada em qualquer processo, seja fabricação, serviço ou comercio. Assim
sendo temos que levar essa ferramenta para a nossa vida e não apenas para o
nosso trabalho.
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