MASP – Método de Análise e solução de Problemas
Problema é o resultado indesejável de um trabalho.
O problema pode ser definido de
várias outras maneiras como:
Algo que não deveria acontecer mas está acontecendo ou
Algo que está acontecendo de forma diferente do que deveria acontecer.
Resumindo, problema é algo ruim
que ocorre em qualquer área existente, ele é inerente a vida da mesma forma que
o risco, perceba que para que algo aconteça de maneira errada e torne-se um
problema basta que aconteça fora da nossa supervisão ou sob uma supervisão
defeituosa, e para que algo aconteça da forma correta e não se torne um
problema é necessário um grande esforço, seja ele físico ou psicológico. Em
outras palavras, “basta piscar os olhos que a cagada acontece”.
O MASP é uma ferramenta bastante
completa, que assim como o PDCA, faz uso de diversas ferramentas da qualidade,
na verdade, o PDCA e o MASP caminham juntos pois um está inserido dentro do
outro de uma forma que não percebemos, mas o que interessa não é separar um do
outro mas fazer uso de um, outro ou ambos para solucionar o problema.
O MASP é baseado em 8 passos assim
como o ciclo PDCA, e essa sequência segue uma lógica para podermos identificar,
analisar, bloquear e concluir o problema.
Tabela 1: Sequência MASP
Fonte: DtCom
Ele básicamente é constituído do
ciclo PDCA então quem quiser ter informações sobre o ciclo PDCA basta acessar esse post. Vamos a um breve resumo.
Primeiro, qualidade não tem fim
então esquece aquela estória que todo mundo fala “agora o processo está 100%”
ou “agora o processo está redondo”, isso não existe, então ataque sempre o
problema, porque como ou disse, é só piscar que algo sai errado. Lembre-se, Melhoria Contínua.
Segundo, fazer qualidade é um trabalho
ingrato porque enquanto tem um diretor querendo resultado da fábrica, tem você
querendo que o operador de uma paradinha para te ajudar com algum
esclarecimento, ai meu amigo, ninguém vai arriscar o próprio pescoço dando uma
paradinha na máquina pra te ajudar.
Terceiro, qualidade é uma tomada
de ações baseado em dados factuais utilizando ferramentas e indicadores SMART
(farei um post sobre indicadores SMART em breve) junto com um bom planejamento
e com o envolvimento de todos.
Então vamos ao MASP.
Seguindo a Tabela 1 temos:
1. Identificação do Problema: Isso
geralmente é fácil de perceber, mas como devemos sempre nos basear em dados
factuais, um Diagrama de Pareto vai ajudar a priorizar o problema.
2. Observação do Problema: Um 5W2H vai definir
responsáveis por resolver o problema e dar indícios de como resolvê-lo.
3. Análise do Problema: faça uso de cartas
de controle, diagramas de correlação para tentar identificar alguma relação do
problema com algum outro fato. Utilize também o Diagrama de Ishikawa para
identificar as causas raiz do problema.
4. Plano de Ação: Aqui é onde devemos
escrever sobre o problema, suas possíveis causas raiz, como iremos solucionar,
os problemas que podemos enfrentar e os novos problemas que poderão surgir
posteriormente. Esse item pode até servir de gancho para o próximo ciclo PDCA.
5. Ação: Treinar todo o pessoal envolvido,
bloquear as causas fundamentais descritas no item 4 e começar novas coletas de
dados para posterior verificação se o bloqueio das causas foi eficaz. A Folha
de Verificação é fundamental aqui.
6. Verificação: Vamos estratificar os
dados da Folha de Verificação e alimentar outras ferramentas como a Carta de
Controle, Histogramas e Diagramas de Pareto para saber se realmente o bloqueio
foi efetivo. Se o bloqueio não tiver sido efetivo, devemos ter observado o
problema de maneira um tanto leiga ou o planejamento foi inadequado, então
devemos voltar do início e verificar o que foi feito errado.
7. Padronização: Se a ação tomada foi
efetiva, devemos padronizar as mudanças para que todos na fabricar passem a
falar a mesma língua quando as novas mudanças.
8. Conclusão: Após a conclusão do ciclo,
devemos verificar os pontos importantes e ressaltá-los para uma próxima
melhoria. Devemos também rever o Diagrama de Pareto e decidir o próximo
problema a ser atacado.
Devemos ficar atentos para que o
problema não volte, para que o pessoal esteja sempre treinado e atualizado, e
para que todo os envolvidos estejam sempre envolvidos e não deixem isso pra lá,
com o pensamento que é muito comum depois de um tempo, “deixa que fulano cuida
disso”, um problema no ambiente de trabalho é problema de todos os envolvidos.
Referência
Nenhum comentário:
Postar um comentário