sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Capacidade (Cp) ou Performance (Pp) do Processo?

Capacidade ou performance do processo? O que devo usar como referencia para quantificar a capacidade do processo em produzir determinado produto? O Cp (Capacidade) ou o Pp (performance)?
Na verdade a diferença entre eles está em como você calcula o sigma estimador do processo. na capacidade o sigma é dado por:

σ = R/d2

E na performance do processo o mesmo sigma é o desvio padrão amostral ou populacional.

σ = S

Mas porque usar um e não o outro?

Quando você pretender medir a capacidade do seu processo, você deve calcular baseado no Cpk, que é a atitude mais conservadora em relação a capacidade do processo, ou seja, na pior das hipóteses o processo será capaz. Mas quem me garante que o meu processo está realmente sob controle estatístico ou estável como se diz popularmente, calculando o Ppk você tem como comparar a diferença entre o Cpk e o Ppk, e quanto mais próximo ambos os valores estiverem mais estável é o seu processo, porém, se a diferença entre eles for grande então o processo não está tão estável quanto se imaginava.
Em geral o valor do da diferença entre Cpk e Ppk é pequeno, mas se a diferença for considerada grande é melhor rever o processos pois provavelmente existem causas especiais agindo no processo que não foram detectadas e o variação do processo medido através da carta de controle pode estar comprometida.



Índices de Performance do Processo: Pp e Ppk. Portal Action. Disponível em < http://www.portalaction.com.br/577-%C3%ADndices-de-performance-do-processo-pp-e-ppk> Acesso em 11/12/2013, 17:15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário